A ausência da Vitamina D tem relação com Alzheimer?

A ausência da Vitamina D tem relação com Alzheimer?

17/02/2021 às 19:03:07

 Estudos mostram que níveis de vitamina D abaixo de 20ng/mL estão associados com a presença de alterações cognitivas e demências. Além do mais, esses mesmos estudos mostraram o aparecimento de outras doenças relacionadas à deficiência de vitamina D em pacientes de faixa etária acima de 60 anos, como aumento de:

  •  Quedas acidentais;
  • Osteoporose;
  • Depressão;
  •  Hipertensão arterial;
  •  Diabetes.


Alzheimer e outros tipos de Demências são doenças neurodegenerativas que não tem cura e a tendência, com o passar do tempo, é a situação se agravar, causando a diminuição da qualidade de vida do paciente.

 Contudo, no contexto de prevenção, há o que fazer. Funcionalmente, a vitamina D contribui para neuroproteção. Ela ativa as enzimas cerebrais e o fluido cerebrospinal que, por sua vez, estão envolvidos diretamente na síntese de neurotransmissores.

 Ou seja, ela favorece as capacidades cognitivas.
Mas, por outro lado, a baixa concentração de vitamina D está relacionada ao declínio cognitivo, aumento do risco de Alzheimer e depressão.

 Para saber a quantidade correta de vitamina D que você, individualmente, deve consumir, recomendamos acompanhamento médico especializado!

 Meios de comunicação na bio 
@clinica_da_memoria

 

 

Torre Saúde - Av. Santos Dumont, 5753 - Sala 1708 - Papicu,
 (85) 3047.3001
Fortaleza  /  Ceará